technosolutions

Cura por feixe de elétrons revoluciona impressão flexográfica

A Antilhas, associada da ABIEF, é a primeira empresa do Hemisfério Sul a instalar o equipamento de cura por EB (Electro-Beam/feixe de elétrons) em uma de suas impressoras flexográficas Comexi. A impressão por EB é um processo a frio, que promove a secagem do material impresso mediante a reordenação das cadeias moleculares, por meio da aplicação de um feixe de elétrons sobre a tinta. O sistema dispensa o uso de fotoiniciadores, minimizando odores residuais, além de ter índices excelentes de cura, independentemente da cor utilizada; ele funciona adequadamente mesmo nos casos em que se precisa de cura em grande profundidade.

A tecnologia, desenvolvida especialmente para a indústria de embalagens com sistemas flexográficos ou offset, pode ser utilizada para realizar a cura de vernizes e tintas em uma ampla variedade de substratos de papel ou polímeros. O equipamento também faz a cura instantânea em alta velocidade (500 metros por minuto) de adesivos e laminados.

Mas este tipo de cura só é possível com o uso de tintas especiais como a Gelflex-EB, desenvolvida pela TechnoSolutions, empresa brasileira voltada à inovação tecnológica. Com patente internacional requerida recentemente, a nova tinta de impressão flexográfica apresenta custos operacionais muito próximos aos das impressões com tintas à base de solventes, facilidade de manipulação, elevação da qualidade da impressão e estabilidade de processo e alta velocidade de impressão.
Segundo Wilson Paduan, diretor-técnico da TechnoSolutions, as impressões com Gelflex-EB também oferecem maior resolução e são mais limpas e contrastadas. A nova tinta permite, ainda, a obtenção de um processo mais estável, com redução de aparas e tempos de ajuste das máquinas, além de melhoria expressiva da qualidade de impressão.

Outra inovação incorporada pela Antilhas no processo de cura EB é o uso do verniz Miracure EB Coating, da Henkel, que substitui a tradicional estrutura laminada de embalagens flexíveis, possibilitando a utilização de apenas uma camada protegida pelo novo produto. Ele é aplicado à temperatura ambiente e curado a frio, gerando economia de energia; também é livre de solventes. Além dessas vantagens, o custo do metro quadrado do processo de produção de embalagens diminui em até 30% para os clientes. www.antilhas.com.br

Publicado por: http://www.abief.com.br/noticias_flex_036.asp